Qual é o nosso propósito no mundo?

Nosso propósito no mundo é sermos felizes. Aproveitando cada momento para nos aperfeiçoarmos.

Provavelmente todos viemos para este mundo com um propósito a ser cumprido. Não estamos aqui a passeio.

Ao nascermos recebemos algumas ferramentas: dons, família, lar, talentos e livre arbítrio, para nos auxiliar nesta temporada aqui.

E ao retornarmos à casa do pai, seremos cobrados pelos resultados aqui alcançados.

Diz o versículo que: Jesus é a videira, Deus é o agricultor que cuida da videira e cada um de nós, somos um daqueles ramos da videira.

Ele deixa bem claro que: todo ramo que não produz fruto ele corta. Portanto, se somos os ramos e não produzimos os resultados esperados,  seremos cortados pelo pai. 

Já os ramos que dão muitos frutos, serão podados para que deem muito mais. Deus, quando poda o trabalhador eficiente causando-lhe dor, nunca é para magoá-lo, e sim, no intuito de incentivá-lo a crescer e produzir mais.

Nosso propósito e o divino

Em outras palavras, precisamos trabalhar, produzir frutos e apresentar bons resultados. E jamais nos desconectarmos da videira, que é Deus.

Aprender é um dos nossos propósitos

A terra é a escola da vida, nela, temos a oportunidade de:

  • aprendemos
  • ensinamos
  • compartilhamos
  • nos relacionamos
  • vivenciamos alegrias e tristezas
  • colocamos em prática nossos dons
  • adquirimos novas habilidades
  • superamos obstáculos
  • e no final, somos testados através de um prova que nos permite ou não passarmos para um próximo nível. 

O nosso propósito no mundo é vivermos intensamente cada ciclo da vida, filtrando deles o que há de melhor e aplicando-os nas nossas missões.

Qual é o nosso propósito no mundo?

https://www.clickidealequilibrio.com.br

Toda profissão tem um propósito de ajudar alguém em algum lugar.

Você sabe qual é o propósito da sua profissão?

Quem ela ajuda e onde?

“Muitos de nós viemos com missões vinculadas ao nosso núcleo familiar, recebendo nossos filhos, amando-os, educando-os e dando-lhes condições para que eles sejam plenos nos exercícios de suas vidas.”

André Marouço

“Alguns, tem a difícil missão de auxiliar seus pais na melhor idade. As missões podem ser voltadas a uma profissão, a uma área científica, em conclusão, cada um de nós temos missões e estamos aqui com um propósito.” 

André Marouço

Em uma das obras de Paulo de Tarso ele diz que:

“Se fizermos corretamente as pequenas missões, provavelmente futuramente nos serão dadas a intendência das grandes realizações.”

Paulo de Tarso

Muitos de nós almejamos as missões de Gandhi, de Xico Xavier, de Martin Luther King, mas, nós precisamos mesmo nos dedicarmos às missões próximas de nós.”  (André Marouço). 

Tudo no planeta tem um propósito

Tudo tem um propósito, até as máquinas.

Os relógios marcam as horas, os trens te levam a algum lugar, a goiabeira dá goiabas, o urubu limpa o meio ambiente, todos eles fazem o que deveriam.  

Eles têm algo específico a oferecer para alguém em algum lugar no mundo, que sem dúvida, servirá de auxílio e equilíbrio aos demais reinos da natureza.

O todo está em nós e nós estamos no todo.

A importância do seu propósito para o mundo

Geralmente as máquinas quebradas não funcionam, elas não fazem o que deveriam, e por este motivo, elas perdem o seu propósito. 

Talvez, seja igual com as pessoas. Se você perde o seu propósito é como estar quebrado.

As máquinas não vêm com peças a mais, elas têm a quantidade exata do que precisam.

Suponhamos que o mundo fosse uma grande máquina e cada um de nós uma peça.  Significa que todos temos uma tarefa a cumprir aqui, em função do bom funcionamento da engrenagem que faz esta máquina funcionar corretamente.

Propósito no mundo

Você já parou para pensar nisso?

Se lembra da frase acima que diz: – “As máquinas não vêm com peças a mais, elas têm a quantidade exata do que precisam”. Da mesma forma, acontece conosco.

Viemos para este mundo com todas as peças, então, temos apenas que fazer a devida manutenção e atualização para que elas funcionem corretamente. 

Por esta razão, temos que cuidar da nossa Qualidade de Vida, como também, do nosso Aprendizado contínuo.

O que viemos fazer no mundo? 

“Nós não estamos aqui para fazer o que todo mundo faz. E nós não estamos aqui para fazer um pouco melhor as coisas que os outros fazem. 

Estamos nesta vida para fazer aquilo que os outros não conseguem fazer, ou,  acreditam que não conseguem.”

José Trigueirinho Netto

Cada um de nós viemos para este mundo com um plano determinado, por outro lado, nos foi concedido o uso do livre arbítrio para escolhermos novos caminhos. Porém, em diversas vezes, fazemos mau uso dele. 

A certeza é: Entre o intervalo do nascimento e da morte, temos como propósito em comum, sermos felizes. 

Vou citar um belo exemplo do palestrante Clóvis de Barros filho, que diz o seguinte:

“Você nasce uma goiabeira, portanto, seu propósito natural é o de dar goiabas, todavia, alguém te fala: – Dar goiabas não dá dinheiro, atualmente o que é lucrativo e está em alta é dar  jabuticabas. ” 

Clovis de Barros Filho

Neste momento, surge em sua mente milhões de dúvidas e dificuldades, porque você não sabe como dar jabuticabas. Em resumo, você precisa da ajuda de um especialista no assunto.

Diante do dilema, você resolve pagar um curso e aprender a dar jabuticabas. Ao término do mesmo, chega a hora de pôr em prática as teorias aprendidas.

No entanto, percebe que não atinge os resultados prometidos e acaba ficando frustrado(a).  Achando que o problema está em você, não percebendo que, a cada escolha errada que fazemos, a cada sim e não que saem da nossa boca, somos levados a novos caminhos, os quais, nem sempre são ideais para nós. 

Vida com propósito é importante?

www.clickidealequilibrio.com.br

Sadhguru disse em uma de suas palestra que:

“complicamos nossa existência quando queremos desesperadamente acharmos um propósito, porque esquecemos de viver o presente e ficamos eternamente ligados a um futuro incerto e talvez insano”.

Ele também disse que:

“ Viemos a este mundo para vivermos plenamente a vida, experienciando todos os aspectos dela.” 

Pensando desta forma, o conselho é para que possamos viver da melhor maneira possível nossos ciclos evolutivos. Tirando deles os devidos ensinamentos, sem esquecermos de extrairmos de nós mesmos, nossa melhor versão. 

Ciclo evolutivo e propósito de vida

  • Um bebê tem como propósito se tornar uma criança
  • Uma criança tem como propósito tornar-se um jovem
  • Um jovem tem o propósito de ser um adulto
  • Um adulto tem o propósito chegar a velhice bem
  • Até que termina nossas chances neste planeta e partimos
Frenando Pessoa

Como descobrir nosso propósito?

Todo indivíduo é dotado de diferentes habilidades.

 E como descobrir nossas habilidades?

Em primeiro lugar é seguir o caminho do autoconhecimento. Você deve ser claro e manter o foco no que realmente quer e seguir nesta direção.

Por outro lado, se não sabe o que quer, o que realmente gosta e alegra o seu coração, tenderá a mudar de ideia e direção a  todo instante, fato que fará você dar milhões de voltas  e não chegar a lugar nenhum. 

Por este motivo, é muito importante voltar o seu olhar para dentro de si próprio e descobrir como você funciona.

Os pontos fortes e fracos auxiliam o nosso propósito.

No processo de adequação dos pontos fortes e fracos, é essencial ter consciência de que o modo como julgamos os acontecimentos ao nosso entorno, influenciam nosso humor, da mesma forma, interferem na nossa qualidade de vida.

Sem limitar-se à discriminação do que é “bom” ou “ruim”, é crucial manter uma postura positiva e enfrentar as situações com leveza.

O que às vezes nos parece um grande obstáculo, pode de fato, ser uma excelente oportunidade de aprendizado. Portanto, respirar e refletir sem ansiedade, permite que o improvável nos brinde com boas soluções.

Se você é muito bom em determinada situação, usufrua dessa condição e procure também, usar esse recurso em benefício de outras pessoas.

Visão, missão e valores

Seus valores e qualidades expressam sua missão. Dessa forma, quando seus pontos fracos forem um impeditivo, você certamente, poderá contar com apoio das pessoas a quem ajudou anteriormente. 

A vida é uma via de mão dupla, seus pontos fortes quando bem utilizados, valerão de crédito quando seus pontos fracos ameaçarem suas conquistas. 

https://clickidealequilibrio.com.br/filme-o-curioso-caso-de-benjamim-button/

O sucesso no propósito de vida

O sucesso da sua trajetória profissional é proporcional ao comprometimento das pessoas em fazerem coro aos seu propósito.

No Budismo e no Hinduísmo existe a chamada lei do Dharma, que defende que cada pessoa tem um talento singular. Único pela sua autenticidade e pela forma como ele é aplicado por cada um. 

Teste – Propósito de vida

 Uma forma simples, porém poderosa para descobrir o seu propósito de vida e suas missões é responder a estas questões:

  1. Quais são seus talentos? Relacione as atividades que você faz muito bem e adora fazer. Pode ser no âmbito profissional ou um hobby. Não precisam ser coisas que lhe tragam, neste momento, resultados financeiros. Apenas atividades que você faz de forma muito bem feita;
  2. Como esses talentos podem ser úteis às pessoas? Descubra de que forma esses talentos podem ser usados para contribuir com algo útil às pessoas. Todo talento, por conceito, deve prover à humanidade um benefício ou uma utilidade especial;
  3. Quais talentos você tem colocado em prática diariamente? A pessoa que conhece seus talentos precisa colocá-los em prática, pois, dessa forma, estará automaticamente fazendo com que esses talentos se transformem em seu propósito de vida, chegando assim, mais facilmente a sua visão de futuro.

Quando a pessoa reconhece seus talentos, acaba encontrando o seu propósito de vida. E o mesmo, pode vir a ser a sua profissão, como também, a sua independência financeira. 

O grande segredo é dar sentido à vida.

Uma pessoa que encontra o seu propósito de vida, inconscientemente se compromete a colocá-lo em prática, fato, que pode acabar influenciando a vida de outras pessoas.

O que o ser humano realmente precisa não é um estado livre de tensões, e sim, a busca e a luta por um objetivo que valha a pena, uma tarefa escolhida livremente.

Somos criadores do nosso propósito no mundo

Deus é um grande criador, ele nos criou, nos acolheu em uma terra farta. Aqui, temos todos os recursos que precisamos para viver.

O pai partiu, mas deixou aos seus filhos (nós) uma herança e também o cargo de gestores da sua criação.

Nosso propósito no mundo não se limita a buscar apenas a nossa própria felicidade, e sim, estamos aqui a serviço do pai na terra. 

Por este motivo, você é uma peça completa e  importante, cuja tarefa é criar harmonia na sua vida e nas dos demais habitantes ao seu entorno. Sem esquecer de cuidar principalmente dos reinos que compõem o planeta.

O criador fez um trabalho fantástico, não falhou conosco e estará sempre nos apoiando, portanto, somos chamados a responsabilidade de assumirmos o papel de criadores e gestores da sua obra.

A liderança é o nosso propósito

Somos todos líderes das nossas próprias vidas. E como líderes, somos convocados a administrar nossos recursos bons e ruins, em detrimento ao alcance de excelentes resultados.

Se você deseja criar uma vida mais feliz com harmonia interna e externa e estendê-la  à  sua casa, até o seu trabalho, na construção de uma família.

O primeiro passo é:

Controlar e organizar a sua mente

E escutar o seu coração

“Tudo o que nós como seres humanos criamos neste planeta, foi primeiramente criado em nossas mentes. Tudo o que você pode ver, que é o trabalho humano neste planeta, primeiro encontrou expressão na mente, depois se manifestou no mundo exterior”.

“Então, algo que precisamos entender é que: as coisas maravilhosas que fizemos neste planeta e as coisas horríveis que fizemos neste planeta, ambas, vieram da mente humana.”

Sadhguru

Por isso, saber controlar a mente é importante. O seu equilíbrio nos garantirá uma vida mais agradável.

Reprogramando sua mente a favor do seu propósito

  1. – Mente
  2. – Emoções
  3. – Corpo
  4. – Energias

Esses quatros elementos são ferramentas que possuímos, e quando equilibrados e organizados, nos proporcionam habilidades criadoras, similares ao do pai (Deus). 

Uma mente bem estabilizada e estável, se torna uma árvore dos desejos.

Se você organizar sua mente, em retorno, ela organizará todo o seu sistema: corpo, emoções e energias, tudo fica organizado na direção do que realmente deseja.

Mas, para isto, você precisa saber o que deseja e focar.

Uma vez que todos esses quatro elementos estão alinhadas, você  se torna a sua própria lâmpada dos desejos.

A única coisa que pode te atrapalhar para obter resultado e atingir seu propósito no mundo, é querer mudar de direção a cada dificuldade que esbarrar.

“Todavia, se pretende se investir de poder é importante tornar-se responsável pelo que pede e o que não pede. Caso seu desejo seja viver em um mundo pacífico, alegre e amoroso.

Sugiro que ao iniciar o seu dia, que seja um  indivíduo alegre, pacífico e amoroso com todos os que encontrar à sua frente.” 

Sadhguru

O segredo é repetir essas  ações durante um bom tempo, sem se desviar do foco. Com certeza, isto se transformará em hábito, e o mesmo, contagiará  você e quem estiver à sua volta. Fazendo com que seus relacionamentos sejam mais agradáveis, processo que facilitará o alcance do seu desejo ou propósito.

Equilíbrio da mente

O nosso propósito no mundo está relacionado com o bom funcionamento do nosso cérebro. Segue uma relação de ações que podem ajudar no equilíbrio:

  • Manter foco no desejo: – viver em um mundo pacífico, alegre e amoroso;
  • Tornar-se responsável pela concretização do desejo;
  • Praticar novas ações convenientes para o alcance do desejo em questão;
  • Aplicar as novas ações em si próprio (agente transformador);
  • Repetir as mesmas ações durante um bom tempo, a fim, de que se tornem um hábito;
  • O cérebro acata  como importante as novas informações (hábitos);
  • A mente altera o estado do: corpo, emoções e energias;
  • Um novo indivíduo surge, e o mesmo contagia os que estão à sua volta;
  • Os relacionamentos ficam mais harmônicos e equilibrados;
  • Facilitando a mudança do mundo do responsável pelo desejo;
  • Não mudou o mundo inteiro, mas sim, o mundo entorno do solicitante do desejo.

O fato de você equilibrar a sua mente, sem dúvida, refletirá na estabilidade e harmonia das emoções, do corpo e das energias. Em benefício, seu propósito no mundo fica mais claro.

Este processo é muito parecido com a utilização da ferramenta de Coaching Roda da Vida; cujo objetivo é o de focar em uma determinada área do cliente, visando  melhorá-la. E dessa maneira, as demais áreas serão também melhoradas por estarem interligadas.

Roda da Vida

Quer fazer o teste? Então clique no título acima.

Autoconhecimento para encontrar propósito de vida

Quando percebermos que a vida não flui, devemos parar tudo e escutar o que ela está querendo nos dizer. E trocar a pergunta.

Ao invés de perguntar: 

– O que eu quero da vida?

Mude para:

– O que a vida quer de mim?

Tem um trecho de uma palestra do Haroldo Dutra que cita como exemplo do filme: “O náufrago”.

Este filme conta a história de um homem que vivia uma vida corrida, assim, como muitos de nós vivemos. 

Sozinho na ilha, ele luta, aprende, enfrenta desafios e a solidão. O que o incentiva a continuar vivendo, diante de tantas dificuldades, é o seu propósito de retornar à sua antiga vida.

Desse trecho acima, podemos tirar nossa primeira lição:

A vida sem objetivo ou sonho, não tem sentido. Precisamos dar um rumo à nossa vida. Caso contrário, ela será um grande problema para nós.

Neste intervalo entre a vida na  ilha até a conquista do seu objetivo; o de retornar para sua antiga casa, ele adquire vários ensinamentos.

Um deles é sobre o tempo.

Em um determinado episódio do filme, ele lembra com ironia, um dos ensinamentos aprendido sobre o tempo: 

“A gente vive e morre pelo relógio, não vamos cometer o pecado de perder o controle do tempo”.

Personagem do filme: Tom Hanks

Ele percebeu que é um ensinamento sem sentido, porque o mais importante na verdade, é viver o tempo e não controlá-lo.

Este distanciamento de tudo, proporcionou ao personagem a oportunidade de repensar e analisar sua trajetória, suas crenças e atitudes.

E já foi comprovado pela ciência, que o silêncio aplicado à  nossa mente, age em benefício da reprogramação do cérebro, preparando-o para receber novos comandos. 

Aceitar que somos vulneráveis e que nem sempre estamos no comando é algo libertador.

O personagem do filme “O náufrago”, representado pelo ator Tom Hanks, pode experimentar isto.

Somente quando ele parou de lutar para sair daquela ilha e resolveu descansar sua mente, aceitando a sua impotência diante do problema, as coisas foram se ajeitando.

Primeiro, o mar lhe trouxe alguns troncos de madeiras, depois, um pedaço de fuselagem de avião. Após um determinado tempo, ele pode utilizar tudo aquilo para construir uma jangada, a qual, lhe tirou da ilha deserta. Em resumo, ele atingiu o seu propósito; o de retornar para a sua casa.  

Nosso propósito de vida

Ele atingiu o seu propósito porque:

  •  acreditou em si próprio,
  • Utilizou-se de suas habilidades 
  • Teve paciência
  • Aceitou sua fragilidade
  • Parou de se debater
  • Acalmou o seu cérebro
  • Analisou com calma os seus aprendizados e crenças
  • Manteve a sua fé
  • Agiu quando tinha já os recursos
  • Enfrentou o mar bravamente
  • E finalmente, alcançou o seu propósito o de retornar à sua casa

Acredito, que podemos tirar muitas lições do filme e aplicá-las em nossas vidas. Você concorda?

Propósito universal

Conclusão

Qual é o nosso propósito no mundo?

Acredito que o nosso propósito no mundo é cuidar dele. Porque aqui é a nossa casa, e também, a nossa escola.

Temos a missão de administrar seus recursos abundantes, para que nunca falte nada a nós e às futuras gerações.  

O grande segredo é dar sentido à nossa vida.

O que o ser humano realmente precisa, não é um estado livre de tensões, mas sim, a busca e a luta por um objetivo que valha a pena, uma tarefa escolhida livremente.

Viemos para este mundo com o propósito de sermos felizes. Honrando a Deus, seguindo seus ensinamentos e assumindo o papel de filhos e herdeiros desta terra.

Recebemos talentos, cuja nossa tarefa é o de multiplicá-los e oferece-los em benefício do planeta, do nosso e também do próximo.

O nosso propósito de vida nada mais é do que: nossas habilidades e talentos em ação, a serviço da felicidade nossa, do próximo, como também, a de todos os seres que nela habitam.

O propósito do ser humano na terra é viver intensamente cada ciclo da sua vida, filtrando deles, o que há de melhor e aplicando-os nas suas missões e propósitos.

Nosso propósito no mundo é o de: Amar a Deus, a si próprio, o próximo, como também, o de seguir suas leis e nos tornarmos altruístas.

Somos cocriadores do universo.

Só assim, poderemos ser considerados um “completista” aos olhos do pai. 

Mensagem final

Abra o seu coração para Deus, independentemente da sua religião. Tenha fé e não crie um mundo de abundância virtual só para si.

Pois, ele cai a cada sete anos. Aprenda a fechar ciclos. 

Quando a vida sinalizar que um ciclo está se fechando, aceite-o e aproveite para renovar suas esperanças. Oportunizando-se a gestar novos propósitos e projetos de vida. 

Uma readaptação nem sempre é um processo fácil, visto que, dispensamos muita energia emocional na reorganização do “caos” interno.

Por outro lado, esse é também um momento rico para iniciarmos o precioso movimento de autoavaliação, e para, revalidar o lugar que ocupamos ou que desejamos ocupar no mundo.

Parabéns por permitir-se ir além. Obrigada pela oportunidade e por investir seu tempo nesta leitura. 

Que Deus abençoe o seu propósito! 

Click Ideal Equilíbrio

Referências:

Bíbliaon.com

Partilha Trigueirinho – O que viemos fazer neste mundo

Melhores cenas filme Náufrago (2000)

O Propósito da Vida – Haroldo Dutra Dias

Qual o propósito de vida – Sadhguru

Mensagens da Virgem Maria – Voz e Eco dos Mensageiros Divinos

APRENDA A FECHAR CICLOS

PONTOS FORTES X FRACOS – DETERMINAM O SUCESSO

MISSÃO, VISÃO, VALORES E LEGADO

Vídeos relacionados ao artigo

José Trigueirinho Neto

Vídeos do canal – Click Ideal

Artigos

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram