Alimentação saudável - sete passos a seguir
A saúde depende de uma alimentação saudável – sete passos a seguir para ter uma dieta equilibrada em benefício do bom funcionamento do corpo e também da mente.
A sociedade vive em uma busca cada vez mais frenética por um corpo esteticamente melhor. Nessa caminhada, muitos acabem recorrendo a dietas extremamente restritivas para obter resultados rápidos. Principalmente em períodos que antecedem eventos importantes, assim como no verão. Dessa forma, para a obtenção de resultados satisfatórios e duradouros, é necessário uma mudança na forma de pensar e também de agir em relação à alimentação.
A alimentação saudável pode ser definida como a ingestão de todos os grupos de alimentos insubstituíveis para o bom funcionamento do organismo na dieta diária, ou seja:
- água
- carboidratos
- proteínas
- lipídios
- vitaminas
- fibras
- minerais
Aqueles que tentam implementar uma dieta equilibrada, devem ter em mente que nenhum alimento é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa alimentação. A única exceção é o leite materno, que propicia uma nutrição completa ao ser humano nos primeiros meses de vida.
Muito se fala em dieta, mas poucos entendem de fato esse termo. O conceito da palavra provém do grego “díaita”, que significa “modo de vida”. A dieta é, portanto, um hábito e representa uma forma de viver, e não apenas regimes alimentares especiais para perda de peso, para hipertrofia ou para o combate de doenças.
Na verdade, independente do objetivo ou a forma de fazer, o ser humano está sempre em dieta, mesmo quando não está ingerindo o que o corpo necessita naquele determinado momento.
Novos hábitos para uma alimentação saudável
A formação dos hábitos alimentares, por sua vez, é adquirida de forma gradual, principalmente durante a primeira infância, quando o ser humano abandona o leite materno e dá início à introdução de novos alimentos.
Muitas vezes, por falta de conhecimento, os pais realizam essa tarefa de forma intuitiva, cometendo muitos erros que acabam refletindo na vida adulta. Um excelente exemplo disso é o comportamento alimentar de comer para gerar conforto, quando se está triste ou ansioso, ou, comer até o prato estar totalmente limpo, não respeitando o apetite da criança.
Como mencionado anteriormente, contudo, dieta é um modo de vida. Dessa forma, para a obtenção de resultados satisfatórios e duradouros, é necessária uma mudança na forma de pensar e de agir em relação à alimentação.
Partindo dessa primícia, segue abaixo, um passo a passo para aqueles que não querem perder mais tempo e estão dispostos a encararem essa mudança. Pegue um caderno e um lápis e anote tudo o que for necessário.
Não deixe de fazer esse exercício de escrita, pois, um estudo publicado na Revista Pyichological mostrou que o estímulo ao cérebro é maior quando os teclados são deixados de lado. Escrever com lápis ou com caneta, além de ser mais desafiador para o cérebro, ativa a memória, a criatividade e o aprendizado das palavras. Portanto, escreva!
1º Passo - Esqueça início ou fim da dieta
Sim, esqueça que terá um início e um fim. Dieta não tem data para acabar. Lembre-se que agora você está mudando a sua vida, os seus hábitos e a sua forma de viver e de pensar. Ela terá sim, momentos diferentes, mas não um fim.
2º Passo - Ordem na vida interna e externa
Coloque ordem na sua casa. Para levar uma vida mais saudável é necessário ter organização. Se você for uma pessoa desorganizada, dificilmente conseguirá organizar as suas refeições e na segunda semana já estará desistindo. Olhe ao seu redor, avalie como está a sua vida, o seu quarto, o seu guarda roupa etc. O seu corpo é apenas um reflexo da bagunça interna e externa da insatisfação, entre outros. Faça perguntas a si mesmo como:
– Por que estou assim?
– Onde eu gostaria de estar?
– O que eu quero fazer?
– Por que não estou fazendo o que realmente quero?
– Como quero estar daqui a um mês, um ano, dez anos?
3º Passo - Registre tudo
Faça um diário alimentar. Essa é uma ferramenta frequentemente solicitada por nutricionistas aos seus pacientes, pois, por meio dela é possível identificar minúcias que, às vezes, acabam passando despercebidas na correria do dia a dia. Aqui, você poderá identificar o que está comendo e por que está comendo ou deixando de comer. Para isso, contudo, é preciso anotar tudo, até mesmo beliscos, balas e afins. Anote o alimento, a quantidade, o horário, a companhia e o sentimento naquele momento.,
4º Passo - Retire alimentos não saudáveis
Essa parte vai doer, mas trará a ordem que o seu corpo precisa. Não coma por comer. Não coma tudo o que tem vontade, mas sim o que o seu corpo precisa. Se, ao anotar no seu diário, você observar estes alimentos em excesso, comece a tirá-los: refrigerantes (mesmo os zeros), sucos em pó, enlatados, embutidos, comida congelada, salgados, doces, guloseimas e produtos de padaria (farinha refinada, roscas, bolachas etc).
5º Passo - Adicione alimentos de qualidade
Coloque comida de verdade na sua dieta. Alimentos pouco processados (verduras, frutas, iogurtes magros, cerais integrais, leites magros…) são sempre bem-vindos!
6º Passo - Mova-se
Tire o corpo do sofá e movimente-se! Ao retirar o excesso de gorduras e de açúcares da alimentação e adicionar nutrientes, o seu corpo estará pronto para se movimentar. Não vá em lojas ou em farmácias a procura de suplementos milagrosos na tentativa de não ter esforço algum. Pegue esse dinheiro e pague um personal trainner para te ensinar o que é treino de verdade. E esqueça telefone e conversinhas durante o exercício. Não existe resultado sem esforço.
7º Passo - Busque ajuda de um profissional
Após todas essas mudanças, que podem parecer fáceis, mas não são, é hora de buscar a ajuda de um profissional nutricionista para adequar a sua alimentação à sua rotina de trabalho e ao seu treino. Ele te ajudará a começar um processo de educação nutricional, mostrando o caminho mais adequado para a sua realidade e para a sua necessidade. Não tente passar por toda essa mudança sozinho ou com a dieta de um amigo que não funcionará. Você apenas continuará dando voltas, distanciando-se cada vez mais da sua meta.
Seguindo esses sete passos, você poderá iniciar as mudanças que transformarão a sua vida, gerando muito mais prazer, saúde, energia, vitalidade e disposição. Em cada uma das fases é importante seguir sempre com consistência e com persistência. Se cair, levante-se e faça novamente, mas não desista jamais.
Cuide da sua saúde!
Click Ideal Equilíbrio
Venda e serviço online
Queremos desenhar o seu projeto de negócio ou serviços e colocá-lo para funcionar na prática. Visando encantar, engajar, instruir, clientes e pacientes, sem esquecer de trazer a você o retorno financeiro que tanto merece.
Como Atuamos?
Técnicas de marketing digital combinadas para gerar receita.
Somos uma empresa especializada em criação de sites para profissionais da saúde, com mais de 3 anos de experiência no mercado.
Nós criamos sites personalizados, responsivos, rápidos e seguros, que se adaptam a qualquer dispositivo e atendem às necessidades do seu público-alvo.
Nós também cuidamos de todo o processo de otimização do seu site para os mecanismos de busca (SEO), utilizando as melhores práticas e ferramentas para melhorar o seu posicionamento no Google e aumentar o seu tráfego orgânico.
Além disso, nós oferecemos um suporte técnico de qualidade, com atendimento rápido e eficiente, para garantir o bom funcionamento do seu site e resolver qualquer problema que possa surgir.
Não perca mais tempo e dinheiro com sites amadores ou plataformas limitadas. Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso.
Nós vamos criar um site dinâmico que vai alavancar o seu negócio online. Acesse nossa página e saiba mais.
COMO PODEMOS AJUDAR?
Seu negócio online de forma estruturada para trazer resultados.